
CONNECTA

CoWorking do Vale
Ambiente integrado com a natureza e inovação, onde os pés tocam o chão e as ideias vão ao infinito.
Localizado no Parque Flor de Lótus
Introdução
Coworking se refere à prática de indivíduos ou pequenos grupos trabalhando de forma independente em um espaço de escritório compartilhado. Esses espaços são geralmente utilizados por freelancers, trabalhadores remotos e startups que buscam a flexibilidade de um ambiente de escritório sem os custos e compromissos de um contrato de aluguel tradicional de escritório. Os espaços de coworking oferecem não apenas espaço físico de trabalho, mas também comodidades como internet de alta velocidade, salas de reunião e áreas comuns. Eles promovem um senso de comunidade e colaboração entre os membros, que podem vir de indústrias e origens diversas. Essa tendência tem crescido significativamente nos últimos anos, à medida que mais pessoas optam pelo trabalho remoto e procuram ambientes que promovam produtividade e oportunidades de networking.
Localização
Rua Eng. Udo Deeke,350, Blumenau-SC, Parque Flor de Lótus

Salto do Norte, Blumenau

Terminal do Aterro
Conceito
O projeto busca criar um ambiente integrado com o parque Flor de Lótus e a natureza, por meio da combinação da leveza de sua estrutura metálica com a formalidade dos ambientes, valorizando a interação e socialização entre o público, assim como a seriedade tratada em seu interior. Seus ambientes ao ar livre, o deck, mezanino e o térreo aberto, proporcionarão o contato direto com a natureza, com a intenção de fazer as pessoas sentirem a grama com seus pés, tocar na água, sentir a brisa do final da tarde... O projeto buscará inovação, mas irá ficar com os pés no chão.
Objetivo
CoWorking do Vale foi planejado para criar um local de estudos, trabalho, reuniões, conversas, que juntamente com a sustentabilidade traga a inovação e criatividade, mantendo firme a interação e o contato com diferentes culturas e estilos de vida, valorizando assim o convívio entre pessoas de todas as localidades, proporcionando a elas obter conhecimento de diversos estilos de trabalho, organizações, formas de entender e resolver situações complexas. Sendo assim, o ambiente está destinado a quem busque adquirir conhecimento, seja de maneira descontraída, ou com seriedade.
Índices
Por ser uma zona comercial, o terreno possui índices construtivos generosos, os quais permitem ter seu recuo frontal no alinhamento, sem restrições de altura, entre outros. Desta forma, buscou-se manter a um equilíbrio, entre as construções do parque em geral, com a vegetação existente e com a implantação de áreas arborizadas. Alguns índices sob a construção tornaram-se quase que imperceptíveis, já que a área total do parque é superior a 50 mil metros quadrados, porém foram seguidos a risca, como representado no quadro abaixo:

Nota-se que a taxa de permeabilidade é de 30%, ou seja, trinta por cento do terreno deve ser destinado para a absorção de água pelo solo. O CoWorking do Vale ocupa apenas 1% da área total do parque, sendo assim a área de permeabilidade é considerável, sendo a mesma planejada pelo parque e para o parque, mostrando desta forma o compromisso adotado pelos responsáveis da revitalização da área com a natureza e como valorizar a mesma, levando as pessoas até ela.
Sobre o Projeto
Volumetria inicial




Seu desenho orgânico traz fluidez ao parque, juntando-se as linhas naturais, trará sensação de conforto e curiosidade, com seu espaço de mezanino, gerando grande visão do entorno, juntamente com a estrutura metálica unida com o vidro.
As plantas contam com pé direito alto, valorizando a ventilação, iluminação natural e as sensações de amplitude e alongamento, gerando mais conforto.
As vistas do coworking evidenciam sua amplitude e áreas de interação com o externo, trazendo curiosidade a quem está caminhando pelo parque.
Galeria técnica






O edifício social, que conta com dois blocos e dois pavimentos, foi projetado para trazer conforto e principalmente interação, com áreas livres de divisórias e ampla conexão entre seus dois prédios e, principalmente, o parque, além de contar com um mezanino, que irá proporcionar uma sensação de mirante em sua extensão e possui um ambiente de interação e descontração com a vista do parque.
Por outro lado, o prédio térreo destinado as de reuniões traz dois ambientes reservados, os quais passam uma maior sensação de seriedade para quem desejar tratar de assuntos que necessitam de foco total ou a junção de forças, com mais pessoas trabalhando no tópico em questão. Assim como, para a união de empresas, que estejam buscando um ambiente diferente das convencionais salas e escritórios, trazendo consigo a interação e a troca de conhecimentos em uma sala planejada para tal.
Volumetria e Forma Final




Conforto
O CoWorking possui grande quantidade de vidro em seu projeto, permitindo grande visão para as áreas externas, porém internamente, o excesso de iluminação, juntamente com o vidro gera calor e abafamento, sendo assim o uso de uma película especial será adotada, a qual mantém a visão inalterada, mas consegue reduzir drasticamente a incidência solar, amenizando a sensação térmica. Além disso, dois elementos arquitetônicos foram adotados para contribuir nessa questão. Uma marquize, que se prolonga pelos dois prédios, aumentando a área de beiral, além de um brise móvel, implantado em anexo com o brise, o mesmo permite a regulagem da entrada de luz, deixando os ambientes internos mais aconchegantes e sem ofuscamento.

A imagem acima destaca os elementos arquitetônicos citados anteriormente, sendo eles, a marquize de concreto armado e os brises móveis de madeira.
Insolação

Com relação a insolação, o projeto está inclinado em 20° em relação ao norte magnético, permitindo que o CoWorking tenha uma ótima iluminação durante todo o dia, e mesmo nos horários críticos, próximos ao meio dia, seus elementos o protegem e mantém a adequada iluminação interna sem permitir o aquecimento das salas.
Está buscando mais detalhes do projeto?
Veja o vídeo abaixo:
Produzido por Giovani Girardi
Coordenadores: Amilcar José Bogo, Christian Krambeck, Leandro Ludwig e Ketlin Bruna Montanari
Matéria: Ateliê V
5° Semestre
Furb - Universidade Regional de Blumenau