
CONNECTA


Sobre o projeto
A Toca é um projeto desenvolvido nas aulas de Ateliê V como o objetivo de aprimorar, readequar e enriquecer os entornos dos terminais de Blumenau. Esse projeto em específico foi desenvolvido próximo ao Terminal do Aterro, em uma área onde hoje está deserta sem uso e sem vida. Portanto com o objetivo de mudar essa realidade trazendo vida, usos e mais importante, pessoas. Nasce a TOCA...

Parque Flor de Lótus
A partir de uma proposta macro de um parque entorno do terminal do Aterro, Nosso projeto ganha uma localização muito importante para o funcionamento do parque.
Estando localizada em um ponto de convergência dos eixos principais do parque. A Toca foi projetada com um formato que não bloqueasse esse fluxo mas estivesse em movimento com ele. Assim sendo um local convidativo que atraísse as pessoas a conhece-la.

Localização
Conceito
Por conta da posição do nosso projeto buscamos trazer um formato e uma disposição a qual ele conectasse as pessoas ao ambiente. Com isso desenvolvemos a Toca com base no arquétipo da caverna, que vem dês dos primórdios com os homo sapiens que buscavam conforto, abrigo e segurança em cavernas e outros locais cobertos.
Portanto a toca é um projeto de restaurantes comunitários, localizado na beira do lago do parque flor de lótus. Projetada para oferecer uma experiência gastronômica única e acessível, com vistas deslumbrantes e ambientes relaxantes. Utilizando uma arquitetura sustentável que se molda com o ambiente, os restaurantes promovem práticas ecológicas utilizando ingredientes locais e buscando o descarte adequado do lixo. Com foco na inclusão e engajamento comunitário, organiza eventos, apoia produtores locais e oferece opções variadas no menu, atendendo a diversas dietas. Além de ser um espaço acolhedor, promove atividades culturais e recreativas, contribuindo para a educação ambiental e o desenvolvimento social da comunidade.

Fluxos e Eixos
Tendo os dois eixos principais do parque passando pela toca, a disponibilizamos da seguinte forma: Por baixo temos uma passagem norte, sul onde se encontram os dois restaurantes e as mesas, já no andar de cima formamos uma espécie de ponte que da passagem leste, oeste, onde também se encontra uma sorveteria

Perspectiva





Monumento
Estrutura Metálica
Jardim Tropical
Deck de Madeira

Guarda Corpo de Vidro
Restaurante Comunitário
Os dois espaços destinados à instalação do restaurante popular da Toca fornecerão à comunidade uma refeição equilibrada, de qualidade e por um preço acessível. Os restaurantes servirão três refeições: café da manhã, almoço e jantar, com o atendimento começando às 7 horas e indo até às 20 horas. Os valores praticados seriam na faixa entre 5 e 10 reais. O valor e o funcionamento dos restaurantes foram baseados no estudo de caso realizado na etapa anteriores dos restaurantes populares de Brasília.

Referências

Implantação

Planta Térreo

Planta Sorveteria/Cobertura

Corte AA

Corte BB

Elevação Frontal

Elevação Posterior

Elevação Lateral

Tabela de esquadrias
