top of page

Portal Fluere

Video3 (1).gif

Khalel Haskel Luiz e Guilherme José Maestri Muller

Origem do Nome

A palavra fluere tem origem no latim. No latim clássico, fluere é um verbo que significa fluir ou correr no sentido de líquidos que se movem. O projeto Portal Fluere tomou esse nome por conta das linhas orgânicas e fluidas que a forma traz, representando o movimento e a leveza.

Vídeo do Projeto

Contextualização

Diante do desafio revitalizar o Terminal do Aterro, surgiu a ideia do projeto do parque e de suas atrações, uma delas, o Centro de Visitantes.

O projeto está localizado diretamente na entrada lateral no lado leste do Parque Flor de Lótus, sua estrutura se caracteriza por dois volumes que no segundo pavimento se unem sob o caminho da entrada formando uma espécie de portal. 

O caminho se caracteriza como uma passagem importante na circulação dentro do parque pois se conecta com o eixo principal. Dessa forma, o portal, a partir de caminhos diferentes, direciona para todos os monumentos e atrações do parque.

Conceito

O projeto se baseia em um portal de entrada para o parque, as estruturas abrigam um Centro de Visitantes, que introduz os visitantes às atrações do parque, e também uma Cafeteria, que entra como um local de permanência e conforto.

Estilo Arquitetônico

O Parque Flor de Lótus busca incorporar um estilo arquitetônico orgânico, com linhas curvas e fluídas, os dois volumes elípticos, mesclados à incorporação das marquises leste e oeste que reforçam o design proposto do parque, e caracterizam o seu estilo em um portal de entrada, o primeiro contato com o parque.

WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22.jpeg

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes no volume sul do projeto introduz os visitantes ao parque, ele possui um espaço para observar suas atrações, entender um pouco sobre a história, estilo arquitetônico e conceito do parque. No pavimento superior, um mirante que permite ter uma vista ampla do parque, e uma sala de cinema, para apresentações de vídeo.

WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22 (4).jpeg

Cafeteria

A Cafeteria no volume norte do projeto funciona como um ambiente de permanência aconchego, um espaço para que os visitantes possam desfrutar de um café tranquilo em família, enquanto entendem como funciona a dinâmica do parque e o que ele tem a oferecer.

 

Ele incorpora uma área externa, banheiros masculino e feminino, um espaço kids no pavimento médio superior, um mezanino com ampla visão para o parque, uma conexão direta para o mirante e o cinema localizados no Centro de Visitantes. Uma plataforma elevatória liga todos os pavimentos, promovendo mais acessibilidade ao projeto.

WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22 (6).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22 (7).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.22 (9).jpeg

Visão Axonométrica

ISO FINAL 1.png

Soluções Bioclimáticas

Os volumes do projeto foram pensados para criar uma espécie de portal de entrada para o parque, eles estão posicionados para que possam habilitar e permitir bastante incidência solar direta e indireta, destacando o sol da manhã e o sol da tarde. 

Por conta disso surgiu a necessidade de incorporar diversas estratégias que auxiliassem no controle solar e térmico do projeto. A Abertura zenital presente em ambos os volumes propicia uma ventilação vertical para os ambientes, auxiliando na circulação de ar. Os Brises e as Marquizes auxiliam na incidência direta do sol, reduzindo a sua intensidade e protegendo as pessoas no ambiente. Por fim temos a Cobertura Inclinada, que além de auxiliar no controle solar, também direciona a drenagem para os jardins envoltos dos volumes.

WhatsApp Image 2024-06-26 at 00.43.21 (5).jpeg

Abertura Zenital

Cobertura Inclinada

Brise Norte

Marquize

Brise Oeste

Materiais Principais

madeiras-e-telhas-na-zona-oeste-de-sp-4.jpg
vidro-float.jpg
Vigas-de-ferro.jpg
Concreto-armado.jpeg

Madeira

Vidro

Aço

Concreto

Galeria de Desenhos Técnicos

Galeria de Perspectivas

Galeria da Maquete

bottom of page