CONNECTA
Sara Caroline Cipriani e Vinícius da Silva
Área: 1.457,33 m²
Localização: R. Antônio da Veiga- Itoupava seca, Blumenau – SC
Nome do Grupo: Sara Caroline Cipriani e Vinícius da Silva
Modelo Estrutural: Alvenaria Convencional e Concreto Armado

O desafio proposto nos fez pensar além, no qual projetamos para o ano de 2030. A deficiência a ser curada seria criar espaços junto a FURB (Universidade Regional de Blumenau) que se integrarão para com a comunidade.
Dessa forma nos preocupamos em dar vida a área mais íngreme da FURB, sendo onde se localizam os cursos de ciências humanas da universidade. Feito o estudo do entorno percebesse que não é oferecido um conforto para os estudantes, principalmente a falta de espaços adequados para prática musical do curso de Música.
O objetivo do projeto então, é oferecer a todos os músicos tanto da comunidade quanto da universidade salas apitas para estudos musicais. Criando assim um bloco onde temos as salas de estudos junto ao um espaço de recreação, onde ele se interliga com nosso auditório, outro bloco criado visando a relação com a comunidade.

A proposta para as fachadas é intimamente ligada a natureza. Por se tratar de um terreno com topografia desnivelada trabalhamos com pilotis para não afetar a paisagem e seu entorno.
Trabalhamos com vidros e cobogós como material predominante. Sendo possível através do vidro aproveitar a vista para vegetação, proporcionando a sensação de bem-estar, já os cobogós são inseridos na parte de circulação aproveitando a ventilação natural. Para proteção solar, principalmente na fachada sudoeste, foi realizado marquises, impedindo assim o sol de entrar.

A proposta para o auditório é criar um espaço onde os alunos possam apresentar seus conhecimentos durante o semestre para a comunidade, e onde eles possam vir até a FURB, tanto para usufruir de uma boa música e ou até procurarem para suas próprias apresentações.
Como todo bom auditório temos o foyer, espaço de interação entre espectadores antes das apresentações. Como estamos trabalhando com dois blocos que se interligam utilizamos esse espaço para um alongando do foyer quando necessário, dessa forma nasce a cobertura prolongada do auditório.

Ficha Técnica:
Como trabalhar com ambiente musical, onde requer isolamento acústico e boa distribuição de som, com grandes aberturas? Apresentamos a seguir:
Esquadrias: Será necessário a colocação de esquadrias termo acústicas. Caixilhos serão usados PVC. Sistema de fechamento será Maxim-ar por ter melhor desempenho de estanqueidade. Os vidros usados serão insulados (duplos) pois isolam melhor ruídos de alta frequência.
Paredes internas e externas: Tanto no auditório quanto no bloco das salas será realizado paredes duplas de alvenaria convencional, utilizando um tijolo e meio para realização, sendo necessário uma parede de 34cm para elevar o grau de isolamento acústicos. Por trabalharmos com salas muito próximas, alongamos as paredes para as fachadas, dificultando o prolongamento do som, criando assim um elemento arquitetônico em nossa construção que serve também como brise vertical. Será necessário também revestimento acústico para boa distribuição do som.
Laje: Utilizaremos laje mista de aço com concreto combinando a estrutura com isopor. Laje de fácil manuseio e ótimo isolamento térmico e acústico. No auditório será realizado impermeabilização na laje.

Atingimos nossas expectativas, conseguimos englobar interação, cultura, tecnologia, comunidade-universidade em um projeto simples, que visa no ano de 2030 desconectar as pessoas do mundo exterior, unindo as com boa música e aproveitamento da natureza.
