top of page

Centro de Yoga e Meditação Samádhi

Flávia Freire Gonçalves e Natália Martins

Área:  298 m²

Localização: Rua Antônio da Veiga, Itoupava Seca. Blumenau – SC

Nome do grupo: Flávia Freire Gonçalves e Natália Martins 

Modelo estrutural: Bloco de concreto

CAPA.jpg
implantação plot_page-0001.jpg
       Localizado no Câmpus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o espaço fica próximo dos blocos U, V e W, possui uma área com vasta vegetação e serenidade para a implantação de um Centro de Yoga e Meditação Samádhi. O projeto visa a criação um espaço público que conecte as pessoas com a natureza e levem-as a  um momento de reflexão, desaceleração, introspecção, prática de exercícios e cura para seus frequentadores através da yoga e meditação, a ser desenvolvido para o ano de 2030.
6.jpg
       O nome “Centro de Yoga e Meditação Samádhi” pode ser traduzido por "meditação completa", projetado com a intenção de transmitir paz de espírito, amor, gratidão, concentração e quietude na mente, em uma completa experiência para acalmar as confusões mentais do dia a dia. 
01_Photo - 3.jpg
01_Photo - 5.jpg

       A implantação do Centro de Yoga e Meditação Samádhi foi planejada com base na vegetação, topografia e fluxos de pedestres identificados no local. Diante disso, a construção foi alocada em uma área verde de topografia íngreme, que favorece o projeto como um todo, respeitando o skyline.

      Ao invés de ficar escondido atrás do Bloco U, desalinhou-se a implantação sob aquela referência para que a varanda projetada ganhasse vista tanto para a praça quanto ao acesso secundário, causando uma permeabilidade visual interno/externo e dando destaque à obra.

4.jpg
4_Photo - 9.jpg

         O Centro  de Yoga e Meditação possui uma planta baixa descomplicada e flexível em conjunto com a utilização de divisórias internas em Drywall, visada para facilitar a adaptação dos diversos ambientes aos diferentes tipos de atividades. 

        As salas tendem a ser simples, com móveis discretos, paredes e teto com cores suaves (como o branco) e materiais quentes para o piso (como a madeira). Os espaços para as práticas  também devem ser silenciosos e com boa iluminação natural, garantindo assim um maior conforto para os praticantes de yoga e meditação.

ESQUEMA.png

         Junto ao projeto, o deck foi especialmente projetado para ser um local de conexão com a natureza, ideal para apreciar a vegetação e contato com o sol. O espaço também pode ser utilizado para a prática de yoga e meditação ao ar livre, em um ambiente mais descontraído e estimulante. 

4_Photo - 6.jpg
4_Photo - 1.jpg

         Para um experiência completa, houve a revitalização do parquinho em frente ao Bloco U, criando assim um ambiente confortável com os mais diversos mobiliários urbanos (como bancos, iluminação adequada, lixeiras e balanço infantil) e vegetação apropriada (como árvores e flores de diferentes espécies), para gerar uma área de descanso, sociabilização e lazer que preza pela qualidade de vida dos usuários.

4_Photo - 8.jpg
bottom of page