top of page

CINESE (s.f.); palavra que vem do grego κίνηση que significa movimento; Agitação da alma; Terapia da movimentação; Movimentos da alma.

Localização: Rua Leopoldo Kuhn - Vorstadt - Blumenau - SC;

Área do terreno: 2.687,87 m²;​

Área total construída: 630 m²;

Área coberta: 229 m²;

Acadêmicas: Caroline Filippi e Isadora Rautenberg;

Professores: Christian Krambeck e Cézar Martinelli;

CONTEXTUALIZAÇÃO

           O terreno está localizado na comunidade Pedro Krauss Sênior no Bairro Vorstadt em Blumenau a alguns minutos do Hospital Santo Antônio, a comunidade está presente em Blumenau desde a ação municipal que ocultou a pobreza para as comemorações do centenário da cidade, sendo assim as famílias foram realocadas para áreas entre morros e mais distantes dos centros urbanos. A região, apesar de ser mais familiar (859 famílias segundo dados do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Blumenau) e menos movimentada que outras ruas em Blumenau, possui poucos espaços de convivência para a população. Com isso, o projeto vem trazer um pouco de lazer, arte, cultura e saúde para um espaço que estava inutilizado após os deslizamentos de 2008 que atingiram a Escola Básica Municipal Tiradentes.

LOCALIZAÇÃO: Rua Leopoldo Kuhn - Vorstadt - Blumenau - SC - Antigo terreno da escola da comunidade.

localização.JPG

O PROJETO

       O projeto busca integrar a comunidade com atividades relacionadas com o corpo, sem que haja uma segregação de usos, em uma edificação com linhas orgânicas que representam a leveza, a liberdade e os movimentos de nosso corpo. A proposta é que seja um local de encontro e que haja atividades de dança, yoga, fisioterapia e artes para o exercício do corpo e da mente em um espaço aberto, amplo e com contato com a natureza que convide as pessoas de todas as idades, classes e gêneros a permanecer e a cuidar de si e do próximo.

          A edificação também estará de braços abertos para quem quiser usar o espaço para lazer individual ou grupal como desenhar, ler ou encontrar os amigos e para apoio em eventos da comunidade.

Perspectiva Espaço Cinese
Perspectiva Espaço Cinese

MODELO ESTRUTURAL

           A estrutura principal é feita com lajes lisas protendidas apoiadas em pilares redondos de concreto armado de 22 cm que transformam a edificação em grandes pátios, pois as lajes protendidas conseguem vencer vãos maiores se comparada com o concreto armado convencional, além disso a laje possui menor espessura e peso com maior durabilidade. Para a estrutura dos banheiros foram utilizados tijolos cerâmicos.

Rampa de acesso

SETORIZAÇÃO

               A divisão da edificação é feita de forma simples e sem barreiras físicas como paredes, a ideia é deixar o espaço livre para a realização de atividade conforme a necessidade sendo dois pátios internos e um externo que criam diversos espaços de encontro e convivência.

          O projeto ainda conta com caminhos que contornam toda a edficação, criando áreas diferenciadas para atividades junto a natureza.

Setorização

São diversos espaços divididos em dois níveis, o primeiro possui:

Pátio externo primeiro pavimento: destinado a práticas de fisioterapia e yoga, que se por motivos como chuva ou necessidade do grupo podem ocorrer no pátio interno;

Pátio interno primeiro pavimento: é um pátio coberto muito importante para a prática de exercícios ou permanência em dias de chuva. É o pátio que possui a presença dos banheiros;

Banheiros: dois banheiros acessíveis no térreo, sendo um feminino e outro masculino;

Caminho: áreas destinadas ao lazer e convivência são criadas nos vazios entre o caminho que abraça a edificação.

Pátio interno do térreo
Pátio externo do térreo
Espaços de convivência

O segundo nível tem seu acesso feito por uma rampa e possui:

Pátio interno pavimento superior: este pátio coberto é acessado com o uso de uma rampa de 6,25% de inclinação, o que a torna acessível para todos e tem como atividades previstas a dança e a arte (Escultura  e pintura de carvão com o corpo);

Varandas pavimento superior: buscam criar espaços de permanência e mirante, além de tornar a edificação os olhos da rua.

Pátio interno pavimento superior
Varanda pavimento superior
Espaço de convivência pavimento superior

CONFORTO LUMINOSO

        Em relação ao recursos arquitetônicos para a valorização da luz natural a edificação possui uma abertura zenital para a colocação de árvores, esta abertura se dá através de um rasgo na cobertura feito que gera uma iluminação indireta e mais circulação de ar no local, o rasgo pode trazer desconforto apenas quando houver chuvas fortes.

A

Brises fi

            Outro recurso arquitetônico que é importante destacar é que a maior parte dos ambientes não possui vedação com paredes e sim brises fixos, com plantas trepadeiras, voltados para as orientações com maior incidência solar (oeste), o que acaba gerando uma iluminação boa na maior parte do ambiente, sem precisar de luz artificial durante o dia. Além disso, ele ainda serve como elemento de proteção de ventos fortes e como elemento visual (decoração).

Brises fixos
114.jpg

B

Brises fixos

  • Geometria: vertical (barra de seção circular);

  • Material: alumínio;

  • Cor: branca;

  • Orientação solar: maior concentração no lado oeste;

  • Motivo da escolha: os brises fixos foram escolhidos para criar maior conforto térmico no ambiente, e o material alumínio por ser mais acessível.

Beirais e varandas

       Motivo da escolha: foram dispostos ao redor da edificação para proteger de chuvas e projetar sombra em alguns horários do dia.

Plantas trepadeiras e vegetações diversas

      Motivo da escolha: as trepadeiras foram dispostas sobre os brises para auxiliar no controle da iluminação solar excessiva. Já as outras vegetações, como árvores de médio e grande porte, vegetações rasteiras e arbustivas foram escolhidas para criar sombra e sensação de frescor nos ambientes.

Vegetação
Beirais e varandas
Brises fixos

C

Iluminação geral - Rasgos na cobertura 

  • Especificação: nos rasgos da cobertura que percorrem toda a edificação foram dispostas fitas de led Evo;

  • Temperatura de cor: branco neutro (4000k);

  • Índice de reprodução de cor (IRC): 97.        

Iluminação de destaque - Mobiliários

  • Especificação: para os mobiliários foram usadas fitas de full led criando assim uma iluminação de destaque;

  • Temperatura de cor: branco quente (2700k);

  • Índice de reprodução de cor (IRC): 80.

Iluminação auxiliar de tarefa - Banheiros

  • Especificação: para os banheiros o modelo de lâmpada escolhida foi a PAR20 por ser mais acessível, facíl manutenção e possui um facho de luz mais definido; 

  • Temperatura de cor: branco neutro (4000k);

  • Índice de reprodução de cor (IRC): 95.

Rasgos na laje para iluminação

REVIVÊNCIA DO CÓRREGO

          Consiste em um projeto para a purificação da água com a utilização de uma ecobarreira e plantas aquáticas, em que a primeira consiste na retirada do lixo e a segunda na limpeza.

Plantas que ajudam na purificação

Aguapé

detalhamento-07.png

Lentilha d' água

Papiro anão

2-02.png
Sem_título-1_Prancheta_1.png
Revivência do córrego
Revivência do córrego

O IMPACTO

                A edificação proposta geraria um grande impacto para os moradores locais e visitantes, estes que teriam um novo espaço de convivência e lazer gerando mais vida e sensação de pertencimento para a comunidade. Especialmete após o cenário atual de pandemia ser controlado e as pessoas voltarem as ruas com mais tranquilidade, os moradores teriam acesso a atividades que muitas vezes não eram propostas em um projeto que visa a saúde do corpo e da mente. Além da criação da edificação há uma proposta de revivência do córrego local e de uma revitalização da área na frente do edifício principal, criando novos espaços de permanência e lazer para a população da comunidade Pedro Krauss.

Espaço de convivência
Espaço de convivência

GALERIA DE DESENHOS TÉCNICOS

GALERIA DE DETALHAMENTOS

GALERIA DE PERSPECTIVAS

GALERIA DE FOTOS DA MAQUETE

bottom of page