top of page

Semear Comunitário

Professores: Christian Krambeck e Cézar Martinelli

Localização: Rua Marcelino Schneider - Vorstadt, Blumenau - SC

Área total: 133,51 m²

Acadêmicas: Gabrielle Oneda e Mariana Monnerat Weinfurter

ANÁLISE DO ENTORNO

O terreno escolhido para a proposta do Ateliê V se localiza na rua Marcelino Schneider, nº48, no bairro Vorstadt, situado próximo ao Centro. Esse terreno está inserido dentro da comunidade Pedro Krauss e sua escolha se deu por conta de suas proximidades a ambientes públicos, como a escola, a igreja e a mercearia, e também pela falta de espaços de vivência no entorno. Nesse projeto propusemos também a desapropriação do estacionamento da igreja para também criar uma praça que se conectasse com a comunidade e com a edificação. 

Sem título.png

TEMA E CONCEITO

Para a criação do tema nos baseamos no conceito da agricultura orgânica e usamos três palavras chaves para descrevê-lo:

●Plantio: A agricultura orgânica diversifica os produtos cultivados com o intuito de garantir o equilíbrio ambiental, sobretudo do solo. Além disso, utiliza técnicas de baixo impacto ambiental com foco na sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais, sem uso de agrotóxicos e pesticidas.

●Água: A presença de água em qualquer plantação orgânica é essencial, pois a água é responsável pelo crescimento saudável e pela qualidade do alimento. Um sistema sustentável deve saber como reaproveitar a água disponível no ambiente e deve utilizar de forma consciente.

●Pessoas: O desenvolvimento da agricultura orgânica no modelo familiar representa a base da economia de 90% dos municípios brasileiros, sendo responsável pela renda de 40% da população. A agricultura familiar do Brasil é a 8ª maior produtora de alimentos no mundo.

Já em relação ao conceito fomos nessa mesma linha e tivemos como palavra chave a organicidade que se desmembrou na arquitetura, pelos caminhos do parque, no mobiliário utilizado e principalmente na natureza na redondeza.

Image 25.png

O PROJETO

O projeto busca integrar toda a comunidade por meio de técnicas e aprendizado sobre a agricultura orgânica, além de criar espaços de vivência na praça projetada em frente a igreja.

A edificação conta com dois pavimentos e a conexão deles se da por meio de uma rampa curva. No pavimento térreo se encontra a horta comunitária que poderá ser usada por todos os moradores da comunidade, ela foi pensada seguindo as curvas de nível do terreno além de ser em "degraus" para melhor aproveitamento do espaço, ao lado dela um espaço com banco e uma sombra projetada pela árvore no meio da curva da rampa que se torna um espaço de descaço com um bom conforto térmico. Ainda no térreo foi pensado em um espaço para feirinha de orgânicos administrada pela comunidade e sendo aberta para qualquer pessoa que queria vender sua colheita, nesse mesmo espaço existe um banheiro e um depósito de materiais usados na horta.

Image 02.png
Image 04.png

Já o pavimento superior conta com espaços mais voltados a aprendizagem de técnicas da agricultura orgânica como a cozinha, mesas e um auditório com retroprojetor. Esses espaços se fecham da área externa por meio de portas-janelas de correr sendo uma fixa, escolhidas principalmente para gerar permeabilidade, e também pelos ripados de madeira estes foram escolhidos para diminuir a entrada de luz pois onde eles se localizam existe um auditório com data show sendo necessário um ambiente mais ameno.

Image 09.png

Para a criação da praça na frente da igreja seguimos o mesmo conceito de organicidade e isso aparece pelos caminhos criados e no mobiliário usado. Na parte central da praça usamos uma rede suspensa para gerar um espaço diferenciado de descanso.

Image 10_000.png

QUESTÕES SUSTENTÁVEIS

A água é de extrema importância no conceito da agricultura orgânica e a sua coleta é essencial. Para trazer isso ao nosso projeto aterramos uma cisterna no morro atrás da edificação, e ela por meio de um tubo, leva a água até a horta para que ocorra a irrigação. A coleta da água acontece pela laje do pavimento superior que tem inclinações levando a água da chuva até ralos para que então ela seja levada até a cisterna.

EVOLUÇÃO DO PROJETO

Webp.net-gifmaker (1).gif

GALERIA DE DESENHOS TÉCNICOS

GALERIA DE DETALHAMENTOS

GALERIA DE PERSPECTIVAS

GALERIA DE MAQUETE FÍSICA

bottom of page