top of page

VILA

ORGÂNICA

Professores: Christian Krambeck e Cézar Martinelli

Localização:  R. Pedro Krauss Sênior, 175 - Vorstadt, Blumenau - SC

Área total:  779 m²

Acadêmicos(as): Maria Eduarda Ballmann e Maria Eduarda Cunha

ENTORNO

A região da Pedro Krauss, em Blumenau, é um lugar esquecido pela cidade, onde a população majoritariamente menos favorecida se abriga. Carece de saneamento básico e a maioria das casas estão precariamente alojadas em terrenos irregulares.

Mesmo com todos esses problemas, a população se perpetua crescentemente lá. Assim para dar uma nova oportunidade e um novo futuro para a comunidade, criamos um centro social, educacional e incentivando o empreendedorismo com a colaboração de toda a comunidade. Tudo isso girando em torno do nosso tema: A Agricultura Urbana.

 

O projeto se localiza na R. Pedro Krauss Sênior, 175 - Vorstadt. Foi feita a remoção da terra para criar os terraços e deixando as escadas existentes e aprimorando-as para um maior conforto.

No outro lado da rua, ao lado do rio, recriamos o espaço de espera de ônibus e fundimos com um espaço destinado a feira de hortaliças, produtos orgânicos feitos ali mesmo pela comunidade.

Localização.png
ÁREA DE INTERVENÇÃO 1
AREA DE INTERVENÇÃO 2.png
1.jpg

A IDEIA

As transformações das cidades de se reconciliar com a natureza foi um dos nossos partidos, como também a união entre as pessoas dessa comunidade para incentivar uma transformação social e econômica.

A premissa é que pessoas de todas as idades possam aprender a produzir e cultivar hortaliças, alimentos saudáveis e orgânicos, podendo ser comercializados em pequena e média escala.

O público que inicialmente queremos atender são as crianças da creche da Pedro Krauss, as quais contribuirão com a horta em atividades e excursões, dessa forma usufruindo também dos produtos 100% orgânicos na creche. Acreditamos que o contato das crianças com a terra, juntamente com os demais ensinamentos sobre como uma alimentação saudável e nutritiva pode ser simples e barata, é um ponto extremamente positivo, onde nos dias atuais muitos dão preferência às telas e a comidas totalmente industrializadas. 

2.jpg

OS ESPAÇOS

O projeto inicia com a criação de uma circulação acima da rua feita por rampas acessíveis a pedestres e ciclistas, vendo que a rua é estreita, assim surgindo um passeio com diferente sensações.

Dali há as escadarias existentes no local porém desconfortáveis, logo ampliamos-as e desconstruirmos-as  para criar um efeito diferente e não cansativo.

 

Nos patamares das escadas é formado os terraços, onde inspirado na técnica de terraceamento dos povos incas, é o plantio de hortaliças.

4.jpg

Seguindo para a colheita, esses alimentos serão destinados ao Segundo Pavimento, em que ocorre o processo de seleção dos produtos colhidos, a lavagem e em seguida a secagem.

Para após isso ser enviado através de um sistema vertical pela caixa de  transporte de alimentos para o térreo onde será embalado e armazenado na câmara fria.

Corte AA.png
9.jpg

Por conseguinte, o produto pode ser ou levado para ser vendido na feira que se encontra do outro lado da rua junto ao ponto de ônibus ou transportado para outros locais por meio de caminhões ou carros, que para isso há o espaço de Carga e Descarga em frente a feira.

13.jpg

Contudo com a proposta de ser um ambiente funcional, e que tudo pode ser produzido e gerado ali, cada espaço foi destinado para uma atividade interligada a outra como um mecanismo de produção. Logo, com as sobras de hortaliças da colheita ou então sobras orgânicas da comunidade poderão ser depositadas nas composteiras, onde a mágica acontece e assim tem-se a geração de adubo para a horta. 

 

Por fim com toda essa produção, há também espaços públicos para a socialização e aprendizagem: junto a rua no térreo há arquibancadas para sentar; há o mirante na parte superior dos terraços para contemplar a vista, junto com o sistema de captação da água da chuva, tendo um grafite para agregar identidade ao projeto e podendo ser visto do outro lado da comunidade; e há também o local da feira que pode ser utilizado para diferentes usos dependendo da necessidade. Assim a destinação de cada espaço pode ser readequada a qualquer momento.

3.jpg

MATERIAIS

Estrutura: Metálica e Concreto Armado.

Superfícies de Vedação: Concreto Armado em locais de de contato ou próximos ao solo e Gesso Acartonado com Placa cimentícia nos demais locais.

Pisos: Piso de Concreto nas rampas e pavimentos e Piso drenante nas escadas e terraços variando a cor entre Grafite e Platina.

Cobertura: Telha Termoacústica inclinação de 5%.

Elementos de Proteção Solar: Brises e ripados metálicos na edificação,na feira e no ponto de ônibus.

Esquadrias: Janelas com  aço pintado e vidro temperado e Porta -Janelas com aço pintado e fechamento por Telhas de Policarbonato.

GALERIA DE DESENHOS TÉCNICOS

GALERIA DE DETALHAMENTOS

GALERIA DE PERSPECTIVAS

GALERIA DE FOTOS DA MAQUETE

bottom of page