top of page

ESPAÇO TIRADENTES

Localização: Rua Leopoldo Kuhn - Vorstadt - Blumenau - SC; 

Área total da edificação: 250 m²; 

Acadêmicos :  Maicon Starosky Cardoso e Maíra Monarin; 

Professores: Christian Krambeck e Cézar Martinelli; 

CONTEXTUALIZAÇÃO

bairoo_Prancheta 1.jpg
bairoo local_Prancheta 1.jpg

  O projeto está inserido na Comunidade Pedro Krauss, no Bairro Vorstadt, área conhecida por grande risco geológico e ocupações irregulares. Situada na Rua Leopoldo Kuhn, terreno que no passado abrigava a Escola Básica Municipal Tiradentes, que após os eventos da catástrofe de 2008, foi destruída. A escolha do terreno se deu pelo fácil acesso a todos os moradores da localidade, característica considerada essencial no projeto visto a importância da sociabilidade nos pontos de encontro.  

Implantação.jpg

PROPOSTA

  A proposta consiste na criação de um espaço que atue como meio de integração entre a comunidade, suprindo as precariedades existentes nela, tais como a ausência de pontos de encontro, escassez de locais adequados para práticas de lazer e aprendizagem e a falta de conexões com o ribeirão.  

EDIFICAÇÃO

  O projeto visa na valorização e preservação das características próprias da região, influenciando em determinados partidos tomados no desenvolvimento do projeto, como visto nos movimentos orgânicos utilizados para simbolizar as ruas da comunidade, a horizontalidade da edificação representando a altura média das moradias e a sensação de mirante ao principal ribeirão da comunidade como forma de conexão.  

  Com a análise urbana e visita in loco na comunidade, optamos por um local destinado a práticas voltada a criatividade, aprendizado e principalmente a convivência entre os indivíduos. Tendo como vertente o movimento, as atividades propostas são oficinas de dança, oficina de música e yoga, além disso, o espaço contém arquibancadas para eventuais apresentações e uma praça que se estende tanto na parte frontal da edificação, responsável pela ligação com a rua, quanto com a parte posterior do terreno, responsável pela conexão com o rio. 

setorização sol.jpg

• Relação Cobertura X módulos

  A distribuição dos módulos foi realizada de forma que não interferisse na ligação entre a praça e o ribeirão, com isso houve a criação de pátios internos que possibilitam um campo de visão entre as duas áreas. Nos módulos, optou-se por formas mais puras a fim de trazer um contraste com a cobertura curva.  

ima_5 - Foto[5aaaaaaaa79].jpg

• Cobertura

  Para trazer a sensação de movimento, a cobertura foi desenvolvida de forma orgânica, referenciando tanto, a comunidade local, quanto aos movimentos presente numa dança. Foi adotada a estrutura metálica de Treliça Espacial de forma piramidal devido a suas características marcantes, tais como a versatilidade arquitetônica, resistência e duração de execução de obra minimizado. As cargas são distribuídas por apoios do tipo ‘’pé-de-galinha'’ suportadas pelos pilares dos próprios módulos o que possibilitou grandes vãos nos pátios internos sem a interferência de pilares. Sendo posicionado em cima desta estrutura a vedação composta por telha termoacústica do tipo forro, essa escolha se deu tanto pelo conforto quanto pelo baixo custo de mercado. 

Lumion_3 - Foto.jpg

• Deck de madeira

  O deck elevado, localizado na parte posterior do terreno, atua como um elemento de conexão com o ribeirão e proporciona um efeito mirante aos indivíduos, além de possibilitar a realização de práticas fora dos ambientes propostos. Optamos pela utilização da madeira que além de trazer permeabilidade visual nos materiais utilizados, simboliza uma das principais estruturas utilizadas na tipologia construtiva da comunidade.  

Lumion_2 - Foto.jpg

• Passarela

  Com o intuito de facilitar o acesso a todos os moradores da comunidade, foi pensado na ligação entre a Rua Pedro Krauss - principal via da comunidade – com a edificação trabalhada localizada na Rua Leopoldo Kuhn. Respeitando as edificações existentes locais, o acesso se deu ao lado de um dos pontos de ônibus da região, sendo este, um dos ambientes também trabalhado no projeto.  

Lumion_1 - Photo.jpg

CONFORTO TÉRMICO E LUMINOSO

  Com o intuito de preservar tanto a relação entre os ambientes internos e externos quanto a conexão do rio com a praça/rua, foi trabalhado com esquadrias do tipo pivotante nas fachadas leste/oeste dos módulos, garantindo maior permeabilidade visual e iluminação natural de passagem lateral nas áreas internas.  

  Entretanto, para que a insolação direta não passe desconforto térmico e luminoso aos espaços, foi essencial o uso de algum artifício arquitetônico de controle solar, tal como o uso da cobertura/beirais que além de proporcionar um sombreamento adequado aos módulos e pátios internos, garante a proteção de chuvas. 

  Para a iluminação artificial interna nos módulos, espaços onde há atividades práticas de dança, música e yoga, foram optadas por lâmpadas com temperatura de cor branca (4000K) e com índice de reprodução de cor (IRC) 80. Também foram utilizadas luminárias de LED embutidas para dar destaque aos mobiliários e ao paisagismo com temperatura de cor branco quente (2700K) e com índice de reprodução de cor (IRC)  80.

 Atendendo as condições térmicas dos ambientes, foram adotado estratégias que favorecem a ventilação nos espaços, tais como a elevação da edificação do nível do solo - situado na parte posterior do terreno - e o uso de aberturas nos módulos, características arquitetônicas que permitem a ventilação do tipo cruzada nos ambientes. 

estudo de vento.jpg

GALERIA DE DESENHOS TÉCNICOS

GALERIA DE DETALHAMENTOS

GALERIA DE PERSPECTIVAS

bottom of page