top of page

INNOVARE - fluidez, forma e futuro

CENTRO DE INOVAÇÃO DE BLUMENAU

LOCALIZAÇÃO:

_______________

LOCALIZAÇÃO: Rua São Paulo - Itoupava Seca, Blumenau

ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA: 3.600 m²

ACADÊMICOS: Arthur Ricardo Spiess e Isabela Motta Battisti Archer 

PROFESSORES: Christian Krambeck, Ketlin Montanari e Karol Carminatti

DISCIPLINA: Ateliê V: Redes e Conexões com a Comunidade

Captura de tela 2025-06-18 081512.png

Rua São Paulo - Itoupava Seca - Blumenau

bosque.png

CONTEXTUALIZAÇÃO

Localizado na Rua São Paulo, entre a Universidade Regional de Blumenau - FURB e o Centro de Inovação de Blumenau I - CIB, o lote de intervenção caracteriza-se principalmente por alocar-se no Distrito de Inovação da cidade de Blumenau. A análise do entorno permitiu a conclusão da principal problemática da região, que é altamente comercial, porém sem pontos e espaços que propiciem a socialização da cidade, dos espaços e da população. A conclusão em questão serviu como um dos elementos norteadores para a elaboração e concecpção do projeto de um novo Centro de Inovação.

SOCIALIZAR, EXPERIENCIAR E INTEGRAR

Socializar, experienciar e integrar foram os principais focos do projeto. Dessa forma, o CIB 2 não é apenas a materialização simbólica do desenvolvimento, é uma experiência conjunta para quem o frequenta. O pavimento térreo conta com 7 acessos para o entorno, abrangendo as mais diversas possibilidades de caminhos, circuitos ou passagens utilizadas. A escolha das esquadrias amplas permitem uma abertura maior, criando a integração ampla com o entorno imediato em dias de temperatura e clima ameno, por exemplo.

render frontal.png
RENDER LATERAL OUTRA.png
ATELIE V IMPLANTACAO_page-0001.jpg

A PRAÇA

A ligação entre o CIB 2 com a Rua São Paulo ocorre por uma praça, que contorna os arredores da nova edificação, abrangendo grande parte do entorno próximo. O ponto central da praça é responsável por estabelecer as principais conexões com o Campus II da FURB, Casa Salinger e CIB I, implementando caminhos arborizados e pensados nos âmbitos do conforto térmico e luminoso, com a finalidade de proporcionar uma experiência para o usuário, tornando a rua e consequentemente a cidade convidativa para a socialização. Ao longo da praça um espaço integrado com a vegetação e as edificações com valor histórico serve de abrigo para iniciativas da Feira de Economia Solidária, fortificando os laços econômicos, sociais e locais.

Ainda sobre o entorno, a restauração da Casa Salinger e a mudança para um Museu do Futuro representa a criação de novas experiências para o entorno. As ruínas da Fábrica da Manteiga darão lugar a uma galeria de exposições abertas, fortificando os laços sociais, enquanto a Casa Zadrozny recebe um Laboratório para o Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Blumenau, integrando o público com o privado.

bosque.png
RENDER FEIRA.png

A VOLUMETRIA

O relevo natural do terreno foi elemento inspirador para a criação de um subsolo, abrigando o auditório com vista para a mata densa que acompanha as margens do Rio Itajaí-Açu, além de depósitos e área de socialização de eventos. Os dois pavimentos que sucedem o térreo são responsáveis por manter as salas de startups, bem como salas de reunião, administração e copas que propiciam e melhoram a experiência dos colaboradores nas jornadas de trabalhos. Cita-se também, o terraço amplo que é acessada pelo 1º pavimento, que permite a integração e proximidade visual entre o volume do prédio, o entorno e principalmente a Rua São Paulo, sendo mais um espaço de descompressão da edificação.

______________________________________

O estudo volumétrico levou em consideração principalmente o entorno imediato. O principal ideal era a busca pela integração visual e estética com os volumes próximos, o que serviu de embasamento para as formas prismáticas, que foram trabalhadas com pontos arredondados e subtrações que destacam o prédio em meio ao entorno, sem torná-lo desconexo com as proximidades.

LATERAL DO OUTRO LADO.png
RENDER LATERAL.png
complementar 3.png
complementares.png

EXPERIÊNCIA VISUAL

Assim, a volumetria é coberta por dois blocos que são unidos pela marquise que percorre o perímetro volumétrico, abrigando um restrobar estrategicamente posicionado, com vista para o Rio Itajaí-Açu, implantado principalmente com a função de aumentar a circulação vertical da edificação, quebrando também a visão distorcida de parte da população acerca do Centro de Inovação, que muitas vezes é visto como um espaço destinado apenas para colaboradores. Principalmente na área do restrobar, localiza-se na laje superior o volume da caixa d’água, que assume função de marquise para o pavimento inferior, além de estar localizada estrategicamente em uma parede hidráulica que corta verticalmente o edifício.

render lateral posterior.png
complementar 2.png

A PROBLEMÁTICA

A problemática acima citada é um dos principais feitos do projeto: a função social. Ao abordar temáticas tão importantes como inovação, nota-se a expressa relação dela com a tecnologia, o mercado de trabalho, o futuro em geral. No processo de elaboração do projeto, notou-se a principal questão: para quem projetar? O projeto buscou, a partir desse questionamento, propiciar a democratização do acesso aos espaços destinados ao futuro, a inovação e a tecnologia, áreas essas que grande parte da população tem seu acesso limitado. Assim, um dos volumes da cobertura é responsável por abrigar um Hub de Empreendedorismo, inspirado nos programas de Empresas Junior existentes na FURB, o objetivo principal do ambiente é propiciar um espaço dentro do Complexo de Inovação para alunos das instituições municipais de educação, principalmente da Escola Básica Municipal Machado de Assis - localizada no entorno próximo da edificação - e a FURB, desenvolverem projetos e estudos práticos, inserindo e promovendo, mesmo que minimamente, o espírito e o contato da inovação com os jovens.

_______________________________

bosque.png

GALERIA DE DESENHOS TÉCNICOS

GALERIA DE PERSPECTIVAS

INNOVARE 

_____________

Tecendo futuros possíveis.

bottom of page