top of page
Group 1.png

O projeto

O Caça e Tiro Passo Manso foi fundado em 1950, e continuou suas atividades até o presente. Os clubes possuem anos de tradições que são passadas entre gerações, porém, com o passar dos tempos, os clubes estão sofrendo uma diminuição de frequentadores e da adesão de novos sócios. Nosso objetivo com o projeto é revitalizar o clube, não apenas para quem já os frequenta, mas trazer a comunidade de volta para suas atividades tradicionais e culturais. 

Diversos pontos importantes norteiam a região do clube, como a escola Carlos Techentin e, principalmente, a área industrial têxtil que é predominante no entorno. Podemos usar estes fatores, junto com parcerias entre as empresas e o clube, para trazer também os trabalhadores dessas indústrias para dentro do CT.

Portanto, nosso projeto se norteia no conceito de se restabelecer, reformulando a ideia pré-estabelecida do Caça e Tiro, e sua cultura, para a comunidade, trazendo aos trabalhadores, aos estudantes, e a comunidade em geral, para dentro do clube.

Group 1.png

Partido geral

As fábricas têxteis são um dos tópicos que norteiam a concepção do caça e tiro, construímos espaços onde os trabalhadores podem utilizar em seus momentos de lazer, ou de descanso, porém, a imagem monótona das fabricas se perde quando o trabalhador entra no clube, pois utilizamos de materiais e formas que mantém a familiaridade, porém sem a imagem de seus locais de trabalho.

 

Utilizamos de materiais reflorestados no projeto para a criação de novos espaços. Considerando que a região possui uma forte presença de vegetação, modernizamos o espaço ao mesmo tempo em que preservamos sua relação com seu entorno natural.

 

O espaço encontra-se obstruído por edificações, com sua entrada de difícil visibilidade para quem passa na rua principal, a Rua Bahia. O terreno à frente do clube, nos permite criar uma conexão inicial com a comunidade, instigando o usuário a interagir com o espaço uso público ainda possuindo um leve contato com o clube, trazendo um espaço de lazer de beneficio à comunidade.

Utilizamos o terreno à frente do Caça e Tiro como um eixo de conexão entre a Rua Bahia e o CT. Colocamos um estacionamento, que é uma grande demanda do clube, assim como uma concessão de um café.

Group 2.png

Localização

07 a1 - implantação - esc. 1 pra 500-1.png

Implantação

Por mais que pareça um ponto negativo a metragem quadrada ser relativamente pequena em comparação aos outros clubes, neste caso serviu para podermos explorar as áreas de lazer e de convivência, que agora podem ser pontos fortes do Caça e Tiro. Também melhoramos a circulação de pessoas entre estes espaços, criando eixos principais os quais conectam as partes essenciais do clube.

Group 4.png

mil

Na maior parte, foram utilizados materiais reflorestados de carbono neutro, os painéis de madeira modulares dão ao clube flexibilidade na ampliação, podendo ser utilizadas dentre paredes até balcões e brises.

A dimensão da ampliação e o uso de materiais reflorestáveis diminuem expressivamente o impacto ambiental da proposta do projeto.

Group 5.png
Group 6.png

Instigando a comunidade e os trabalhadores, foi alavancada a ideia principal de trazer o caça e tiro como um espaço recreativo de forma mais acessível, compreensível e reforçar a ideia de um espaço plural, com atividades que vão desde o esporte, dança, atividades em família em espaços de lazer ou atividades grupais com a comunidade e ainda preservando o a essência original do caça e tiro.

Trabalhamos para criar espaços que sejam seguros para as pessoas, para o patrimônio do clube, ao mesmo tempo que ampliamos a liberdade de acesso ao público, com boa iluminação, espaços mais integrados e móveis pensados de forma que não sejam furtados ou perdidos devido ao seu peso, estarem presos e afins.

Group 8.png

Fotos

Plantas

Elevações e cortes

Interior

Detalhes

Especificações técnicas

Especificações técnicas

bottom of page