
CONNECTA
S. E. R. CRUZEIRO
Acadêmicos: Alice V. Fontanive, André Barros e Manoela G. Martins
Professores: Christian Krambeck e Cézar Martinelli
Localização: Rua Professor Jacob Ineichen, 7209, Itoupava Norte, Blumenau/SC
Área do Terreno: 5.905,97 m²
Área Construída Total: 1.774,63 m²
Ano: 2023/1
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Sociedade Esportiva e Recreativa Cruzeiro localiza-se na rua Prof. Jacob Ineichen. O clube foi fundado em 26 de dezembro de 1963. Promove atualmente as festas de Reis e Rainhas do tiro e os bailes sociais são frequentados por associados e convidados. A sociedade reforça as atividades voltadas para a preservação da cultura germânica. Entre as modalidades esportivas, o Tiro ao Alvo e o Bolão são as predominantes.
IMAGENS ATUAIS


PROJETO
Ao analisar o externo, percebe-se uma falta de conexão entre o clube e o local onde o mesmo está inserido. Mesmo não possuindo muros, o clube passa uma sensação de bloqueio visual para a pessoa que está fora.
A diretriz projetual partiu do conceito de reconectar o clube com a sua comunidade. O principal objetivo foi reprojetar a edificação principal e adicionar mais usos ao projeto, tendo em foco sua revitalização e aumento de atrações ao público, permitindo a permeabilidade visual como uma forma convidativa para o exterior.
Hoje, a S.E.R. Cruzeiro atrai uma faixa etária mais alta. Pensando na reconexão com a comunidade, procurou se maximizar os usos do clube para diversificar o público alvo.
Assim, com a visita no local e contato direto com o presidente do clube, procurou-se desenvolver o programa de necessidades, para melhor atender os desejos e as potencialidades que o clube tem.
PROGRAMA DE NECESSIDADES
-
Salão
-
Palco para apresentações
-
Camarim
-
Cozinha
-
Despensa
-
Depósito
-
Bar
-
Banheiros
-
Secretaria/Recepção
-
Sala de Reuinão
-
Sala de jogos
-
Bolão
-
Área pra tiro
-
Praça aberta arborizada
-
Quiosques

EDIFICAÇÃO PRINCIPAL
O salão principal foi projetado para comportar as festas tradicionais de costume local tendo também a disponibilidade de locação para eventos múltiplos. Dispõe de um palco para apresentações contendo o suporte do camarim com acesso reservado, cozinha ampla, buffet, bar e um núcleo de banheiros.
Na lateral direita do salão projetou-se um corredor de acesso de serviço coberto, disponibilizando um vestiário com banheiro para os funcionários logo na entrada, tornando o acesso de serviço rápido e prático. O corredor também auxilia na carga e descarga de materiais de apoio à cozinha.
O bolão e o tiro foram relocados para a parte traseira do projeto, onde também ficam a sala de jogos, a sala de reuniões e a secretaria. Neste espaço também foi criado um segundo bar, idealizado para estabelecer um ligação entre os espaços interno e externo, servindo ambos. Manteu-se o eixo da entrada principal para estabelecer a conexão entre o salão principal e o novo volume proposto. No exterior, serve o deck de madeira que se estende até a cobertura pergolada.

ÁREA EXTERNA
A área externa foi revitalizada, com o objetivo de aumentar a convivência e o fluxo de pessoas. A repaginação do piso foi pensada para que a caminhada seja agradável, possibilitando fácil acesso à todo projeto.
Foi atribuído vários usos para a praça, com o objetivo de atrair público diversificado para a área externa. Como usos, definiu-se áreas para jogos de mesa, playground e área para a prática de exercícios ao ar livre tendo também uma quadra de areia. Aos fundos, seguindo o eixo do caminho foi deixado um espaço não edificado para valorizar a vista da natureza que cerca o projeto.
Do lado esquerdo da praça existem os quiosques com banheiros de apoio, projetados para comportar 30 e 20 pessoas.
A entrada de veículos se extende em paver até o estacionamento. Na entrada, nota-se o pergolado de madeira com cobertura de acrílico em balanço, servindo de cobertura para as pessoas que acessam o salão pela lateral, através do deck de madeira.
Pensamos em um design que não fugisse muito do desenho original do projeto. Mas, como mencionado anteriormente, a proposta foi remodelar a edificação existente para que a mesma abrangesse um público maior e estivesse em contato com um tipo de arquitetura mais morderna.
A proposta da fachada baseou-se na ideia de manter o formato da edificação e de colocar brises de madeira para a proteção da incidência solar. Na parte da frente do projeto, além do deck de madeira que se estende para a entrada de veículos, foi projetado um banco próximo à entrada principal. A pedido do presidente, o pé direito do salão foi aumentado, reforçando a sensação de amplitude ao entrar na edificação.
MATERIAIS
Os materiais escolhidos para serem utilizados foram escolhidos afim de nos trazer algumas sensações:
-
Madeira: tradição, aconchego
-
Concreto: simplicidade, praticidade
-
Metal Preto: imponência, sofisticação
-
Vidro: amplitude, liberdade, conexão
GALERIA DE IMAGENS




GALERIA DA MAQUETE



